terça-feira, 14 de abril de 2009

materiais sustentáveis


Design da terra
A mistura é simples: 95% de terra e 5% de cimento. Vem daí o nome do tijolo de solo-cimento, que ganhou destaque com a maior procura por materiais ecológicos, embora usado no Brasil há décadas
Sua fabricação não envolve queima de energia (ao contrário do tijolo cerâmico comum), já que as peças são compactadas a frio numa prensa que garante prumos perfeitos. O desenho inteligente, com pequenos encaixes e furos centralizados, permite assentá-las com o mínimo de argamassa e embutir a tubulação hidráulica e elétrica, gerando menos entulho. Além disso, contribui para o desempenho térmico das paredes, porque os vãos formam uma barreira natural ao calor ou frio intensos. Outra vantagem do bom design reflete no tempo e no custo da construção: na ponta do lápis, até 30% de economia. É mais fácil e rápido construir com o solo-cimento e isso reduz as despesas com mão-de-obra, que não precisa ser especializada, e com argamassa,o único problema é onde encontrar. No Brasil a cultura sustentavél ainda anda pouco difundida, os materiais não são encontrados com facilidade, especialmente no nordeste, o que dificulta a indicação. As construtoras e empreiteiras ainda não assimilaram as mudanças que precisam ser feitas no modo de construção.
Vocês me perguntam o que falta? simples, consciencia. Existem materiais diversos como por exemplo telhas confeccionadas com residuos industriais do aluminio que possuem excelente qualidade termica. Aquecedores solares com placas de garrafas plásticas, etc.
Falta pensar mais em sustentabilidade e praticidade e não apenas em estetica. Existe alguma explicaçao para desperdicio de ágia da chuva? Por que não canalizar para um reservatorio em todas as casas e predios construidos?
Edificações com o maximo de aproveitamanto de luz solar e o perfeito posicionamento em relaçao a locação da casa para promover melhor sensação térmica, evitando assim o uso de aparelhos de ar condicionado.
Soluções existem, so é necessario dedicar algum tempo a esse propósito. Então vamos pensar no futuro!

3 comentários:

Anônimo disse...

amiga, vc falou tudo... eu quiz construir uma casa ecologica e o arquiteto nao viabilizou. Espero que vc com suas pesquisar consiga. boa sorte! Arquitetos conscientes constroem um mundo melhor.

Gabriela Angeli disse...

Sabe que sempre quis ter uma casa ecologicamente correta, com canalização da água da chuva e tudo mais. Quem sabe ainda terei, ou melhor: todos teremos...

Beijos, Gabi.

Observação: obrigada pela visita em meu blog! ; )

Cleyton Cabral disse...

Valeu a visita! Acho magnífica a profissão de vcs! Beijo.