domingo, 13 de setembro de 2009

SUSTENTABILIDADE, UMA QUESTÃO DE SOBREVIVÊNCIA


Pneus velhos, triturados e tratados, viram caminhos no jardim.


A nossa amiga, jornalista Gabriela Angeli, do blog "agora eu já falei", escreveu uma matéria para o jornal ESTADO DO RIO DE JANEIRO sobre sustentabilidade.
Aproveitando a deixa, o assunto está cada vez mais em alta por sua importância fundamental para sobrevivência e recuperação do nosso planeta, nada de moda ou tema passageiro, o assunto é sério e pede atenção especial de cada indivíduo. É preciso olhar em volta, notar o grande mal que a humanidade andou causando à mãe natureza ao longo dos anos. Ainda ha tempo de corrigir esses erros, basta cada um de nós pensar no coletivo.
Ah, a gabi entrevistou uma certa pessoa engajada nessa luta por um céu mais limpo, por ar puro, rios limpos e flores por toda parte. Quem? Eu, ne!!!! Valeu, amiga! Estou sempre disponível para esse e outros assuntos, obrigada pela honra.

vale a pena ler... E lembrem: CHIQUE É SER CONSCIENTE.
http://www.oestadorj.com.br/?pg=noticia&id=3487&editoria=Estado



As perguntas de Gabriela Angeli para elaboração da matéria.
ENTREVISTA COMPLETA:

1) O processo de construção/decoração normal de uma casa/apartamento ajuda a poluir o ambiente? Como é possível evitar?

Na realidade a construção de uma casa da forma convencional, se realizada conforme as normas da cidade, não agridem diretamente o ambiente. O problema está no processo de fabricação dos materiais usados como cimento, que agride a natureza em todas as fases de sua fabricação, tijolos convencionais que precisam sofrer queima durante a produção, areia que assoreia os rios. O ideal seria usar tijolos ecológicos que não sofrem queima, areia artificial, já produzida no Brasil, tijolos confeccionados a partir de reciclagem de materiais como borracha de pneus, sem esquecer de substituir as lâmpadas alógenas e incandescentes por leds e fluorescentes que economizam energia.

2) O que pode ser definido como uma construção sustentável?

Quando se fala em construção sustentável é preciso saber que existe uma diferença entre construções ecológicas e ecologicamente corretas. As ecologicas não agridem a natureza desde a escolha do local até o uso dos materiais , como por exemplo no uso dos tijolo de solo cimento, que não utiliza a queima dos tijolos tradicionais. Já as ecologicamente corretas ajudam a recuperar possiveis danos que seriam causados a natureza, como usando os blocos que levam residuos industriais ou pneu moido em sua composição, nesse caso estamos dando destino útil a materiais que seriam jogados no lixo ou queimados.

3) Quais são as principais características de uma casa sustentável?

A casa sustentável precisa ter uma certa autonomia, deve ser construída em local que não precise sofrer desmatamento, ser projetada de forma a aproveitar o Maximo de recursos naturais como ventilação e luz solar, em caso de locais sem saneamento básico é fundamental canalizar o esgoto para uma fossa séptica, é preciso ainda captar a água da chuva para um reservatório, bem como a agua de torneiras, chuveiros e maquina de lavar que devem ser tratadas em uma estação de tratamento ecológica ( a venda no mercado ou construída artesanalmente com varias camadas de areia), A casa sustentável não desperdiça nada. Desde a luz solar , os ventos e a água, até os resíduos biológicos podem virar adubo para o jardim. Telhas e chapas fabricadas a partir de resisduos de alumínio das empresas de embalagens podem ser usadas em cobertas com um bom conforto térmico e as chapas podem ser usadas em fabricação de moveis, objetos de decoração e até servir para revestimento em área molhada. É importante conhecer a origem dos materiais como madeira, certificando-se que são regulamentadas.

4) É possível adaptar uma casa já construída e torná-la uma casa sustentável? De qual forma?

Sim, sem duvida! Com os exemplos na resposta anterior é simples entrar em harmonia com a natureza. Uma reforma pode viabilizar o aproveitamento das águas, melhor ventilação reduzindo o uso de ar condicionado, possibilitar mais entrada de luz solar evitando acender as luzes durante o dia, substituição das lâmpadas com alto consumo, uso de luminárias solares, que captam a luz durante o dia e transformam em energia a noite, na área externa e o instalar placas de aquecimento solar.

5) Qual é o custo de uma construção deste tipo?

Chegamos ao grande problema. O custo de uma casa ecológica é em media 30% mais alto que as tradicionais. Entendemos que o método de produção dos materiais ecológicos e ecologicamente corretos, por sofrerem varios processos em sua fabricação, em muitos casos ainda artesanal, tem um custo final elevado, o que torna um tanto difícil convencer um cliente da importância de seu uso, especialmente na fase de construção onde o investimento é sempre mais alto, porem é preciso reforçar que, embora o investimento inicial se torne maior, a curto prazo será visível a economia nas contas mensais como energia e água. Para ter uma idéia as lâmpadas LED consomem de 1W a 5w e tem a mesma potencia de uma lâmpada incandescente de 50W.

6) Quais materiais podem ser considerados ecologicamente corretos?

Todos os materiais que reaproveitam resíduos industriais, lixo e sucata em sua produção, garantindo que materiais como plásticos, metais e borrachas não sejam despejados na natureza.

7) Você acredita que meio ambiente e construção/decoração podem evoluir em conjunto?

Sim, para isso é preciso conscientizar as pessoas da importância dessa mudança de conceitos a médio e longo prazo. A médio prazo é possível notar uma economia nas despesas e a longo prazo podemos recuperar algumas riquezas naturais e evitar mais dano ainda ao nosso planeta. O primeiro passo seria pensar de onde vem os materiais que se pretende usar e para onde vão os resíduos. Na decoração achamos importante valorizar artesanato, culturas locais, trabalhos realizados por ONGs de apoio a população carente. Dizer não as grifes pode ser demais, mas mesclar o luxo com objetos de origem social faz bem a toda sociedade. Chique é não desperdiçar, é pensar no amanhã sem esquecer as pessoas hoje.

3 comentários:

O Profeta disse...

Troquei as voltas a um Golfinho feliz
Afagei a cria de uma Baleia azul
Confundi uma nuvem com ilha encantada
Perdi-me na rota entre o Norte e o Sul

Aprisionei o olhar de uma gaivota
Enchi a alma com penas de imensa leveza
Enchi o coração de doce maresia
Adormeci nos braços da incerteza

Vem viajar comigo no meu barco de papel


Boa semana

Doce beijo

Ana Paula Almeida disse...

Olá Deise! Vim conferir seu espaço e gostei...já estou te seguindo e vi que você trabalha com decoração. Bom saber disso para entrevistas futuras! bjo

Gabriela Angeli disse...

Menina, vc não existe!!! rsssss

Obrigada pela entrevista!!! Fico feliz que tenha gostado da matéria!!!

beijos e não suma!!!

PS: vc já está em sampa?